Todo ano é a mesma coisa: dezembro vai se aproximando e as viagens com a família já começam a ser planejadas. Neste momento de empolgação, é preciso lembrar sempre que é importante checar o seu carro para fazer uma viagem segura.
Quer saber quais são os itens que merecem atenção antes de pegar a estrada com o seu Hyundai? Fizemos uma lista para você poder curtir o fim de ano com segurança.
Faça um checklist e, ao final, tenha a certeza de que a sua família estará segura para entrar em seu Hyundai rumo à diversão.

Segurança, o que checar?

Veículo Hyundai
É importante garantir o funcionamento de todas as peças de seu Hyundai para que o veículo esteja seguro para pegar a estrada. Nestas horas, até um parafuso fora do lugar pode representar um perigo. Por isso é importante estar com as manutenções sempre em dia.
Em casa, é possível procurar alguns sinais de que algo pode estar errado com o seu veículo. Vazamentos de óleo, pneus gastos, barulhos estranhos, falta de alinhamento, falta de óleo no motor ou água no radiador são problemas que não podem ocorrer, principalmente antes de uma longa viagem.
Você também pode checar, antes de sair da garagem, a validade do extintor de incêndio, que é essencial para um caso de emergência. Observar alterações no sistema elétrico do carro também é importante inclusive para evitar que ocorra um incêndio.
Mesmo com todos esses cuidados, é possível que imprevistos ocorram, como um pneu furado, por exemplo, ou um parafuso que esteja soltando. Para isso, tenha a certeza de que você carrega sempre um triângulo, macaco, chave de roda e chave de fenda.
Por garantia, tenha também fusíveis, velas e lâmpadas, pois são peças que, depois de muito tempo, precisam ser substituídas e podem parar de funcionar de uma hora para outra.
Além de todos esses itens que você pode checar em seu Hyundai antes de sair de casa, existem alguns aspectos que somente o seu mecânico de confiança pode avaliar.

Cuidados mecânicos com seu Hyundai

Oficina Hyundai
Faça sempre a revisão de seu Hyundai conforme indicado no manual do proprietário. Siga a quilometragem ou o tempo de uso indicado e sempre esteja em dia com as idas ao mecânico.
O profissional vai checar o nível de óleo, o prazo de validade do lubrificante, os filtros de ar e combustível, o sistema de arrefecimento, a eficiência dos freios, a qualidade da suspensão, a vida útil da bateria, a situação dos pneus e o funcionamento de peças essenciais para a aceleração, frenagem e sistema de troca de marchas de seu Hyundai.

Cuidados com os pneus

Hyundai Tucson
Como já citamos, os pneus estão na lista de itens a serem checados. Entretanto, existem algumas recomendações específicas.
Muitos se lembram de calibrar os pneus do carro, mas poucos prestam atenção em um detalhe importante: o estepe. Antes de pegar a estrada, não se esqueça de checar o nível de calibragem também do pneu que fica guardado para uma possível emergência.
A avaliação do desgaste também pode ser feita por meio do TWI (Tire Wear Indicator – Indicador de Desgaste do Pneu). São aquelas saliências do pneu, que não podem estar “escondidas” demais, senão significa que está na hora de fazer uma troca.

Bagagem

Hyundai Tucson
Viagem de fim de ano é sinônimo de carro cheio – de passageiros e de bagagens. Portanto, cheque o manual de usuário do seu Hyundai para saber o peso máximo de carga que você pode ocar no veículo.
Além disso, o material mais pesado deve sempre estar embaixo dos mais leves e mais próximos do eixo traseiro do carro, para evitar sobrecarga.
Por fim, evite transportar objetos soltos nos assentos, tanto dos passageiros como do motorista. Em caso de acidente, o resultado pode ser fatal.
Seguindo todas essas dicas, o seu Hyundai estará pronto para te acompanhar em mais uma aventura!